RINOPLASTIA

A rinoplastia é a cirurgia para tratamento de transtornos estéticos e funcionais do nariz

 

Em quais casos o cirurgião plástico atua?

O cirurgião plástico atua nas queixas estéticas do paciente. Quando há queixas funcionais associadas, optamos por operar em conjunto com equipe de otorrinolaringologia.

 

Para quem está indicada a rinoplastia estética?

A cirurgia de rinoplastia está indicada para quem está incomodado com o formato do seu nariz.

 

Bullying X alterações do nariz

Assim como na condição conhecida como “orelha em abano”, quem apresenta alterações estéticas do nariz muitas vezes sofre com o bullying. E isso geralmente se inicia na adolescência. Isso pode trazer transtornos emocionais importantes nessa fase. Muitos pacientes levam sequelas desses comportamentos para a fase adulta, quando não tratados. A cirurgia é indicada em todos os casos em que, após completado o desenvolvimento das estruturas da face, diminuição do do efeito hormonal nas pele e nas estruturas da face, permaneçam as queixas. Isso ocorre por volta dos 16-18 anos.

 

Qual a anestesia para se realizar uma rinoplastia?

A anestesia para o procedimento é a anestesia geral.

 

Quanto tempo de cirurgia?

A cirurgia de rinoplastia, assim como a ritidoplastia, é uma cirurgia rica em detalhes. Por isso, também é uma cirurgia demorada. Dura em média 4-5h.

 

A cirurgia de rinoplastia é dolorosa?

Normalmente a cirurgia é pouco dolorosa e o tratamento da dor é facilmente feito com analgésicos comuns.

 

Quanto tempo de repouso e quais os cuidados após a cirurgia de rinoplastia?A rinoplastia não exige que o paciente fique em repouso absoluto. Deve-se, no entanto, evitar dormir de lado e de bruços sobre o nariz, manter a higiene rigorosa do local, fazer lavagem nasal várias vezes ao dia, manter o curativo, usar a tala, aplicar compressas frias, tentar manter a cabeça sempre mais elevada, evitar exercícios físicos no primeiro mês e exposição solar.

 

Como fica a cicatriz da rinoplastia?

As cicatrizes de rinoplastia ficam praticamente imperceptíveis, pois ficam em uma região escondida do nariz, que chamamos de columela e parte dentro das narinas.