MASTOPEXIA

O que é mastopexia?
A mastopexia é a cirurgia em que se faz a elevação das mamas através da retirada de pele. Também conhecida como lifting de mamas, a mastopexia trata a flacidez, retirando pele e reposicionando as estruturas mamárias. 

Para quem é indicada a mastopexia?
A mastopexia é indicada para as mulheres que apresentam flacidez nas mamas e desejam levantá-las. 

Quem pode realizar a mastopexia?
Apenas o cirurgião plástico é habilitado para realizar a mastopexia.

Quais os tipos de mastopexia?

Quanto ao uso de implantes, a mastopexia pode ser com ou sem prótese. No caso do uso de próteses, se a paciente desejar aumento do volume mamário, o cirurgião retira pequena quantidade de tecido. Já se a paciente deseja o uso da prótese, mas não deseja aumento do volume final, o cirurgião deverá retirar quantidade maior de tecidos. 

Quanto às cicatrizes, a mastopexia pode deixar cicatrizes semlhantes à mamoplastia redutora, em T invertido ou L. Isso dependerá muito da avaliação individual de cada paciente.

Qual o tipo de anestesia para a mastopexia?

A anestesia para o procedimento pode ser a anestesia geral ou peridural associada a sedação. 

Quais os cuidados após o procedimento?

Cuidados semelhantes com as demais cirurgias da mama. Evitar elevar os braços nos primeiros dias, evitar levantamento de peso, usar o sutiã, fazer fisioterapia especializada, fazer uso das medicações e respeitar todas as orientações médicas.

Existe a mastopexia de recuperação rápida?

Hoje utilizamos algumas técnicas que podem diminuir o tempo de recuperação após o procedimento. A esses casos temos chamado de mastopexia de recuperação mais rápida. Há menos complicações no pós-operatório e as pacientes podem retornar às suas atividades mais precocemente.