MAMOPLASTIA REDUTORA

A mamoplastia redutora é a cirurgia que se propõe a diminuir o volume das mamas. 

 

Para quem está indicada a mamoplastia redutora?

A cirurgia está indicada para todas as mulheres que apresentam mamas volumosas e pesadas. As mamas volumosas causam dores nas costas, nos ombros e assaduras, além de impactar sobremaneira na autoestima das pessoas que sofrem com esse problema. Muitas pacientes procuram atendimento já com dores crônicas nas costas por conta do peso das mamas durante muitos anos.

 

Quem pode realizar o procedimento?

Apenas o cirurgião plástico está habilitado para a realização da mamoplastia redutora.

 

Como é feita a mamoplastia?

A cirurgia de mama é realizada sob anestesia geral ou peridural e sedação. As incisões podem deixar cicatrizes que podem ser em formato de T invertido ou de L, ambas com cicatrizes em volta das aréolas. Normalmente as cicatrizes ficam bem discretas, pois ficam em áreas de dobras ou em áreas de diferença de coloração, como nas aréolas, o que camufla muito bem as cicatrizes. A cirurgia dura em média 3-4h e a paciente pode ter alta no mesmo dia, em casos selecionados, ou normalmente no dia seguinte.

 

Quais os cuidados no pós-operatório?

A cirurgia de mama é um cirurgia que normalmente é pouco dolorosa. Os cuidados envolvem principalmente evitar atividades exaustivas e que demandem movimentos bruscos ou elevação dos membros superiores. Além disso, cuidados gerais, comuns a todos os procedimentos em cirurgia plástica também devem ser seguidos. Isso inclui acompanhamento com fisioterapia especializada, uso de malhas, medicações, evitar exposição solar e outras.