abdominoplastia

O que trata a abdominoplastia?
Durante o procedimento, toda a pele, gordura e estrias que ficam abaixo do umbigo são removidas. Então, além de flacidez e excesso de pele da parede do abdômen, a cirurgia remove toda a gordura e todas as estrias que ficam abaixo do umbigo.

Qual o profissional habilitado para realizar uma abdominoplastia?
O único profissional habilitado para realizar o procedimento é o cirurgião plástico

Quais os tipos de abdominoplastia?
Abdominoplastia clássica: remoção de pele e gordura abaixo do umbigo, normalmente em bloco.
Lipoabdominoplastia: abdominoplastia associada a lipoaspiração ou lipoescultura;
Mini abdominoplastia: procedimento com cicatrizes reduzidas, normalmente na região da cicatriz da cesariana, se estendendo apenas um pouco em cada lado da cicatriz. Procedimento para tratar pequenas flacidezes, principalmente na parte inferior do abdômen. É um procedimento que deve ser muito bem avaliado, pois podem deixar resultados a desejar, sen mal indicada;
Abdominoplastia em âncora: indicada para casos extremos, com excesso cutâneo muito grande, normalmente em paciente após grandes perdas de peso ou em obesos, de forma higiênica, para melhorar a qualidade de vida até perda de peso completa, quando, então, se propôe nova etapa de refinamentos.

Como é feita a abdominoplastia?
A abdominoplstia é um procedimento médico, que só deve ser realizada por cirurgião plástico com formação reconhecida e em ambiente seguro, em hospitais com estrutura adequada, para atender eventuais intercorrências. O procedimento é feito sob anestesia geral combinada ou não com peridural, ou peridural associada à sedação. A minha prefrência é a realização sob anestesia geral, na qual o anestesita tem todo o controle sobre o paciente.
Realiza-se a remoção de toda a pele do abômen e depois traciona-se a parte de cima até próximo ao púbis, reposicionando o umbigo na pele esticada.
De rotina, indico utilização de drenos, que vão evitar acúmulo de sangue e líquidos (hematoma e seroma) e utilizo a cola cirúrgica. Esta ajuda a impermeabilizar o ferimento, trazendo mais conforto aos pacientes, que precisarão de menos trocas de curativos e são liberados mais precocemente ao banho sem curativos.
O paciente sai do centro cirúrgico em posição encurvada, com apoio no dorso, e assim permanece por alguns dias. Na minha prática, recomendo manter esta posição por 2 semanas; Isso evita aumentar a tensão na ferida operatória, diminuindo o risco de abertura dos pontos e alargamento posterior das cicatrizes;

E quais os cuidados que devo ter após minha cirurgia?
Cuidados normais de qualquer procedimento, como repouso, alimentação correta, sem exageros, evitar situações de estresse físico e emocional e evitar álcool e fumo, além de usar toda as medicações prescritas. Cuidados específicos com o procedimento incluem andar com o tronco levemente fletido (posição encurvada), esvaziar e anotar os volume dos drenos, cuidados com os curativos, evitar ficar acamada, realizar fisioterapia especializada, usar a cinta e a meia até quando orientado. Nos primeiros dias, oriento cuidados com minha equipe, para evitar descuidos ou situações de estressa ára minhas clientes. Após essa etapa supervisionada, você assumirá o controle de seu pós-operatório, o que demanda uma responsabilidade importantíssima para a preservação do resultado.

O que mais reclamam após esse procedimento?
A cirurgia de abdominoplastia em si não é tão dolorosa. Fazendo uso das medicações prescritas, normalmente não se terá dor importante. Mas de longe, o que mais incomoda as pacientes é a postura ao andar e a posição de dormir. Isso porque as pacientes se queixam de dores na coluna e de que não conseguem dormir de barriga para cima, com o travesseiros triangulares nas costas e abaixo dos joelhos. Algumas medidas podem diminuir esse desconforto. As orientações de seguir exatamente a postura orientada, com flexão na altura da bacia, e não encurvando o pescoço, são fundamentais.

Como ficam as cicatrizes da abdominoplastia?
As cicatrizes da abdominoplastia normalmente são posicionadas em áreas que ficarão cobertas com as roupas normais de uso dos pacientes ou sob o biquini feminino. Se não houver intercorrência ficam com aspecto bem discreto.

Como fica meu umbigo?
O umbigo permanecerá no mesmo lugar. O que muda apenas é a posição deste na nova pele esticada. Mas a altura e a estrutura permanecem o mesmo. Normalmente ficam com aspecto bem discreto.

Precisarei de acompanhante para o meu pós-operatório?
Sem dúvidas. A abdominopastia é um procedimento de grande porte, que, embora seja orientado não permanecer acamado, deve-se evitar determinadas atividades. Nos primeiros dias deve-se andar sempre acompanhada e não se deve realizar atividades domésticas, mesmo que as mais simples. Então, esteja preparada para ter uma pessoa que lhe acompanhará nessa jornada. Minha equipe estará à disposição nos primeiros dias, mas o acompanhamento de perto, em casa, 24h/dia, é fundamental.

E aí, ainda tem alguma dúvida? Quer saber mais sobre a abdominoplastia?